LIVROS

No Escuro, O Livro.

Contando a história de Catherine Bailey, No Escuro é o livro onde não existe conto de fadas, e sim, a realidade cruel de situações chocantes, intensas e cruéis, não tão distante da realidade dos relacionamentos abusivos. Sendo narrado em primeira pessoa, o livro alterna os capítulos entre o passado e o presente e a autora faz com que os personagens dominem a narrativa com descrição de acontecimentos não muito objetivas o que chega a ser bastante repetitivo e cansativo nos primeiros capítulos, mas depois melhora, aí sim, a narrativa passa a ser direta. Os capítulos do passado relatam os acontecimentos que fizeram com que a protagonista, antes uma jovem divertida e cheia de vida, torna-se uma mulher fria, distante da sociedade e portadora do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e Estresse Pós-Traumático (EPT).

Livro_No_escuro-5

 

Um pouco sobre a história

Catherine vivia em Lancaster e era uma jovem baladeira, aproveitou muito a vida de solteira até conhecer Lee, um homem que possuía todas as características de um bom partido: lindo, carismático, espontâneo e sedutor. As amigas de Catherine, apoiam com fervor o seu relacionamento com Lee, e acreditam que ele é o homem certo para ela, mas com o tempo, o homem que parecia o sonho de qualquer mulher, revela-se controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele.

Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura. Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo. Ousado e poderoso, convincente ao extremo em seu retrato da obsessão.

Livro_No_escuro-2Livro_No_escuro-4Livro_No_escuro-3

A leitura do livro é muito cansativa, desisti da leitura duas vezes, com tempo de pausa de dois meses ¯\_(ツ)_/¯ , mas a realidade é tão próxima que fez com que me envolvesse demais com a história, ao ponto de sofrer  junto com protagonista e compreender melhor os casos reais de mulheres sofreram com relacionamentos abusivos. Concordando em muitos pontos com os pensamentos da protagonista.

Se você conhece o seu ritmo e é capaz de se envolver com personagens cheios de traumas, recomendo a leitura. O livro tem descrições de cenas chocantes de sexo e violência. Então, tem que dominar a leitura com calma e com uma certa cautela. A leitura é praticamente no escuro. (◎_◎;)

 

Ficha Resumo

Livro: No Escuro
Autora: Elizabeth Haynes
Número de páginas: 336
Editora: Intrínseca – Ano de lançamento: 2013

Classificação: star4

 

E ai, alguém vai ariscar e encarar a leitura?

Beijinhos de gatinhos,  (=^・^=)

Aproveita e leia também...

2 Comments

  • Reply
    Wanila
    sexta-feira - 3 de abril de 2015 at 22:12

    Por mais que você tenha falado sobre como o livro é cansativo, fiquei com muita vontade de ler! A história parece ser muito real e por se tratar de um assunto tão delicado, fiquei ainda mais curiosa. Vou ver se encontro por aí!

    • Reply
      Marta Freitas
      domingo - 5 de abril de 2015 at 10:12

      Wan, eu recomendo a leitura! Vale a pena mesmo sendo cansativa. Beijinhos. 。◕‿◕。

    Leave a Reply

    CommentLuv badge