LIVROS

Comprar um leitor digital, sim ou claro?

Faz um bom tempo que venho pensando na possibilidade de comprar um leitor digital, um kindle, para ser mais especifica. Eu nunca pensei que algum dia iria olhar para esses aparelhinhos e cogitar a possibilidade de ter um, até mesmo porque sempre me considerei da turma que gosta de ter o livro nas mãos, folhear, sentir o cheiro, dobrar a página e fazer anotações. Enfim, todas essas viadagens que só quem realmente gosta de livros faz e compreende a mágica que há por trás de ler um livro. Mas depois, com o tempo, comecei a pensar em outras formas de leitura que podem ser agradáveis tanto quanto a leitura de um livro físico. E que seja prática e funcional para a minha rotina e estilo de vida, então porque não dar a chance a um leitor digital?

Imagem via Amazon

Pesquisei bastante na internet e comparei diversos leitores digitais e acabei escolhendo o Kindle Paperwhite como o meu favorito, especialmente a versão na cor branca. Mas esse post ainda não é para falar sobre o Kindle, e sim, para enumerar os motivos que considerei para finalmente decidir que chegou a hora de ter um Leitor Digital. E quem sabe, até o final desse post você também comece a cogitar a possibilidade de ter um, afinal, tudo é possível.

  • SUA BIBLIOTECA COMPLETA AO SEU ALCANCE.

Sabe quando você quer desesperadamente ler um trechinho de algum livro ou confirmar uma citação, mas o livro não está com você, ficou em casa ou no trabalho, ou é aquele livro que você leu a três meses atrás e está lá, na sua estante, mas de repente você lembrou de uma passagem e queria apenas reler. Então nesses momentos será possível se você tiver um leitor digital, pois com ele, você terá todos os seus livros com a disponibilidade que você necessita.

  • PROBLEMAS COM ESPAÇO, NÃO MAIS.

Quando você mora em uma casa grande, nem dá valor ao espaço disponível que existe, mas vá morar em um apartamento aonde cada cantinho é disputado ao máximo e já não há mais espaço para tantos livros. Eles estão na sala, no escritório, na sapateira e até debaixo da cama. Você até pensa em doar ou vender, mas bate aquele sentimentalismo e você se questiona: E se eu precisar dele? Enfim, você pode ter vários motivos para não se desfazer deles, mas uma coisa é certa: Não há mais espaço para eles em sua humilde residência, mas se você tivesse um leitor digital, nem precisaria se preocupar com isso.

  • DOR DE COLUNA, PESO NA MOCHILA.

Eu não sou daquelas que anda com 1 livro apenas, mas sim, com 2 ou 3 e mais um mundo inteiro dentro da mochila. E vou contar uma coisa para você: Tem cada livro pesado e bom, por aí. Tirar o peso dos livros da mochila, não ajuda muito. Ajuda bastante! Tenho certeza que os meus e os seus ombros e a lombar irão agradecer muito porque os leitores digitais são levinhos.

  • MEU MUNDO CABE EM UMA BOLSA, SIM SENHOR!

Quem nunca teve que trocar de bolsa para poder levar um livro? Eu sempre comprei bolsas que coubesse pelo menos um livro do tamanho “padrão”, esse é o requisito mínimo que uma bolsa tem que ter para mim. Mas quando o livro é maiorzinho, aí o bicho pega. Tiramos a marmita, a roupa da academia e até diminuímos a nécessaire para ganhar um espacinho só para ele e não amassar tanto, porque ninguém merece ler livro amassado. Mas e se os seus livros fossem todos do mesmo tamanho e compatíveis com todas as bolsas, sim, é possível com um leitor digital.

  • BATERIA QUE DURA MUITO MAIS QUE ALGUNS RELACIONAMEMENTOS POR AÍ.

Você pode ler um livro em seu celular ou no seu tablet, mas se tem algo que temos bastante trauma é de ficar na mão por causa da bateria. Cadê o cabo, cadê a tomada? Em universo aonde baterias são drenadas como água, qualquer uso de recurso à mais pode ser vital no final do dia. Uma leitura continua de duas ou três horas pode zerar a sua bateria e te colocar em apuros. Quem nunca precisou usar muito o celular e ele estava descarregado? As baterias dos leitores digitais duram semanas, isso porque as telas são diferentes das telas dos celulares, elas são otimizadas para a leitura e possuem quase a visibilidade e textura do papel, assim poupando muita bateria e claro, melhorando muito a leitura para os seus olhos.

  • SIGNIFICADO DAS PALAVRAS A DISPOSIÇÃO.

Sabe quando você está lendo e de repente, páh: Palavra nova! Com um leitor digital você consegue ver fácil, fácil, o significado da palavra. Assim poupando de pegar o celular do bolso, desbloquear e dá aquela googlada ou recorrer ao velho e bom dicionário físico.

  • PAGAR FRETE, NO MORE!

Uma coisa que tem me deixado bastante desmotivada ao comprar livros (Porque eu só compro livros pela internet, né! É mais barato!) É o preço dos fretes. Os fretes aumentaram muito, muitas vezes tenho que juntar uns cinco títulos na mesma loja para ter o frete grátis, e olha que eu moro na Grande São Paulo, imagina se fosse no interior. As vantagens de comprar um livro digital (e-book) é que ele não precisa de frete. Comprou, baixou. Simples como deve ser.

  • COMPROU, BAIXOU PARTIU LEITURA.

Pessoa ansiosas irão me entender nesse momento: Comprar e ter que esperar uma semana ou mais para o livro chegar é uma eternidade, uma morte horrível e lenta. Você passa mais tempo acompanhando o status do seu pedido do que lendo o livro. Isso já aconteceu comigo, é fato! (Martins Fontes, essa foi para você). E-books é a solução para as pessoas ansiosas, como eu! Justamente por não ter frete e sim o Download, como já dito no tópico acima. Simples e Prático. É muito amorzinho.

  • VOCÊ BILINGUE.

Se você quer começar a ler e aumentar a sua capacidade de aprendizagem em outro idioma, vai por mim, um leitor digital irá fazer a grande diferença. Livros em outros idiomas nas livrarias brasileiras chegam a custar um RIM. Acreditem: Paguei R$60 no livro Digital Fortress (Fortaleza Digital), do Dan Brown e nem de perto é livro de colecionador, ele é no famoso formato americano: Pocket com a capa de sulfite, praticamente. Não sei exatamente aonde eu estava com a cabeça quando comprei, mas enfim, já foi. Mas ter um leitor digital te abre portas para novos idiomas de forma mais acessível e amigável para o seu bolso.

  • LUZ, PARA QUE TE QUERO. 

Se for para ter um leitor digital, pelo amor, compre um com LUZ! Caso você divide o quarto com uma irmã (o), amigo (a) ou até mesmo com o amor da sua vida. Com luz no aparelhinho, você poderá virar a madrugada lendo sem acordar e incomodar ninguém. Muitas vezes eu já desisti da leitura noturna para não incomodar o meu Namorido. Eu estou 100% convicta que vale a pena investir em um leitor digital, só não comprei ainda por questões de: Estou esperando a Amazon fazer uma promoção decente para o Kindle Paperwhite. Todos os dias eu abro o site e fico monitorando o preço, vou até o Twitter e fico buscando promoções de Kindle. Estou tão fissurada, que tô parecendo aqueles cachorros que ficam na frente da padaria olhando os frangos assando. Sabem? Mas tenho a esperança  que alguma hora a Amazon irá ceder e fazer uma promoção que vale a pena, nem que seja na Black Friday. Enquanto isso eu fico aqui sonhando com o meu Paperwhite Branco e tentando convencer você que vale a pena.

Um leitor digital, nunca substituíra um livro, mas vamos concordar que a praticidade dele é tanta que faz valer a pena.

Você tem um leitor digital? Tem alguma coisa que você possa dizer a favor ou contra. Compartilhe aqui nos comentários. Beijos 

 

Update: Comprei o Kindle! Ele é lindo e branquinho, depois volto aqui para compartilhar com você como foi a experiência.

Aproveita e leia também...

2 Comments

  • Reply
    Beatriz
    sábado - 13 de agosto de 2016 at 18:35

    “Eu estou 100% convicta que vale a pena investir em um leitor digital, só não comprei ainda por questões de: Estou esperando a Amazon fazer uma promoção decente para o Kindle Paperwhite.” NUNCA ME IDENTIFIQUEI TANTO!
    Eu praticamente só leio no celular, baixei o app do Kindle e já estou muito desacostumada a ler um livro de papel – o peso me desencoraja muito de levar para os lugares, então só leio em casa, mas gosto de aproveitar o tempo no metrô, por exemplo. Adoro as vantagens de já poder começar a ler o livro imediatamente, e principalmente em inglês, sem ter que ficar esperando. Desde o final do ano passado que decidi que quero um Kindle, e que tem que ser o modelo com luz, porque gosto de ler a noite antes de dormir, haha. Mas a dona Amazon não colabora, tô esse tempo todo monitorando as promoções (que só são do modelo sem luz), e começo a achar que vou ter que ceder ao preço mesmo, haha.
    Enfim, vamos ter fé que uma hora essa promoção vem! Beijos!
    Beatriz postou recentemente…E eu li Harry Potter and the Cursed Child…My Profile

    • Reply
      Marta Freitas
      terça-feira - 16 de agosto de 2016 at 18:41

      Oi Beatriz, Tudo bem com você? Cede não pra Amazon…. Comprei o meu hoje na C&A Online pq está rolando uma promoção.
      O Paperwhite está R$399,00 e você ainda pode conseguir mais um desconto de 10 reais se cadastrando na newsletter deles. Aí fica tudo por 389,00, que é o menor preço que eu já vi até agora… e ainda dá pra parcelar em 10x sem juros.

      Estou aqui toda fissurada no site acompanhando minha compra, uma ansiedade pra chegar logo!

      Beijos.

    Leave a Reply

    CommentLuv badge